Site icon Park Tool Brasil

10 Dicas de manutenção preventiva da bicicleta.

Desgaste, mau uso e negligência são alguns fatores que prejudicam a sua bicicleta e seus componentes. Mas o que pouca gente sabe é que, mesmo parada em casa ou na garagem, sua bicicleta pode se deteriorar, pela ação do tempo mesmo ou falta de cuidados. Por isso, trouxemos dicas de manutenção preventiva, para que você possa fazer em casa mesmo.

A manutenção preventiva é importantíssima para aumentar a vida útil da bike, suas peças e componentes. Mas, infelizmente, muitos ciclistas levam apenas ao mecânico quando um determinado problema já está em estado avançado, o que impacta inclusive no seu bolso. E, com a situação de quarentena pela qual estamos passando, nada melhor do que ter algumas dicas sobre o que fazer para resolver isso, não é mesmo?

As dicas abaixo são do especialista em mecânica e responsável técnico da ISAPA Leonardo Nascimento.

Dica 1: Mantenha a bike sempre coberta

Essa é a dica mais simples, mas que tem sua importância. A bicicleta roda melhor se os componentes estiverem bem protegidos, limpos e lubrificados. Então, para manter tudo em dia, o ideal é que você guarde sua bike em um local coberto, que não bata sol.

Seja na varanda, na garagem da sua casa ou na garagem do prédio, onde geralmente elas ficam totalmente expostas, a dica é utilizar uma capa para cobrir a bike. Assim ela fica menos exposta ao vento, poeira e sol, que ao longo do tempo pode ressecar a pintura do quadro, tirando aquele aspecto brilhante.

Dica 2: Se usar pneu com selante, não deixe a roda parada na mesma posição

Essa lógica está relacionada à primeira dica. Os pneus tubeless carecem de um cuidado maior, por isso a dica é não deixar a roda parada por muitos dias na mesma posição. Movimente-as, pois podem secar, endurecer e causar problemas durante as pedaladas. A sugestão fica para movimentar as rodas pelo menos 2 vezes por semana, para que não crie aquele calombo indesejado.

Dica 3: Calibre os pneus mesmo com a bike parada

Se você vai pedalar, é sempre bom checar as condições dos pneus e, se necessário, calibrar de acordo com a indicação – geralmente visível na borda lateral do pneu. Mas, mesmo sem pedalar muito, utilizando o rolo ou com a bike parada, é importante manter os pneus calibrados.

Essa também é uma forma de manutenção preventiva, uma vez com o passar dos dias, o pneu começa a se deformar, murchar e pode até criar um calombo. E pode ter certeza, você não quer isso, ele fica mais sensível e pode te deixar na mão durante o pedal.

Por isso, a dica é que você tenha uma bomba de pneu em casa. Um modelo bem prático para isso é a bomba de chão, que traz muito mais estabilidade, facilidade e eficiência na hora de encher o pneu, especialmente nos pneus de speed. A bomba de mão, embora seja prática e portátil, acaba tornando o trabalho mais difícil, ainda mais durante o pedal.

Dica 4: Manter a relação sempre limpa

Como já dissemos aqui, a limpeza faz parte da manutenção preventiva. E, se é assim, para sua bike rodar bem ela precisa estar com a relação e o kit de transmissão muito bem limpos e lubrificados, sempre!

Neste vídeo, Leonardo explica como fazer, de forma simples, com os produtos certos. Ele utiliza os produtos do Kit Finish Line, que vem com lubrificante seco, desengraxante EcoTech e lubrificador de corrente.

Para facilitar a aplicação do lubrificante, vale a pena também investir no No Drip, também da Finish Line. Ele é um aplicador de lubrificante que vai te dar muito mais eficiência na hora de pingar em cada elo da corrente, sem desperdiçar o produto nem fazendo sujeira em casa.

Dica 5: Manter o disco do freio limpo

Se o sistema de frenagem começou a fazer muito barulho, pode ser que esteja sujo. E a sujeira é inimiga da sua diversão no pedal, já que, acumulada pode impactar no funcionamento dos componentes. Para resolver isso, basta aplicar um limpa discos diretamente no rotor do freio e depois passar um pano seco. Está resolvido o problema.

Dica 6: Deixe o pedal e tacos lubrificados

Você já deve ter percebido que a maioria dos componentes funcionam melhor e tem sua vida prolongada, com mais eficiência, sempre que estão limpos. Quem usa o pedal de clip, então, deve saber que quando o pedal e o taco estão bem cuidados, vai ficar muito mais fácil de clipar.

Porque, quando bem lubrificados, com o produto adequado, acaba com os ruídos e deixa de absorver a sujeira. Ou seja, facilita tirar e colocar o pedal, já que cria uma película através do lubrificante seco que pode ser aplicado diretamente nas molas do pedal.

Dica 07: Limpe corretamente a suspensão

A suspensão da bike geralmente acumula muita sujeira, terra e lama, principalmente se você é daqueles que curte uma trilha mais hard. Portanto, a limpeza e cuidado após o pedal é crucial para a manutenção preventiva.

Nesse caso, você deve manter as hastes da suspensão bem lubrificadas. Basta envolver as hastes com um pano ou papel toalha seco e fazer o movimento, sempre de baixo para cima, de modo que elimine a sujeira. Depois disso você pode aplicar um lubrificante seco na área, que o trabalho já estará feito.

Dica 08: Tenha um kit de ferramentas de bicicleta

Os cuidados com a bike abrangem a limpeza mas também alguns pequenos ajustes que podem ser feitos em casa, desde que o ciclista tenha certo conhecimento de mecânica de bikes. Com as ferramentas certas e seguindo o manual de instruções, é possível fazer isso.

A Park Tool é referência mundial em mecânica de bicicletas e possui diversos kits diferentes, seja para mecânicos profissionais ou entusiastas, que gostam de colocar a mão na massa.

Um kit básico, mas que resolve os principais problemas, é o kit SK-3, com 15 ferramentas. Para o ciclista que tem um conhecimento básico, será possível fazer ajustes de câmbio, quando houver necessidade, assim como fazer a medição da corrente – a cada mil quilômetros mais ou menos -, limpeza do cassete, abrir a corrente do link rápido para remendar, e até trocar cabos de freio ou o pedal, quando este está muito duro, por exemplo.

SK-3

Já para quem é mais experiente no assunto e está mais capacitado, o Kit AK-4 é ideal. Vem com 40 ferramentas capazes de fazer ajustes mais complexos e completos. Ele vem, por exemplo, com trocador de cassete, torquímetro para o ajuste preciso do guidão ou canote, limpador e chave medidora de corrente, além de muitas outras.

AK-4

Dica 9: Ter um cavalete para pequenos ajustes mecânicos ou até para lavar a bike

Uma solução simples e de valor acessível, que facilita a vida do ciclista em casa, é ter um cavalete. Isso permite colocar a bicicleta na posição ideal, seja para reparos mecânicos ou a própria lavagem e limpeza da bike.

Modelo da Absolute, o cavalete Nero oferece muita praticidade e autonomia a qualquer ciclista que se interessa em fazer os ajustes mecânicos na sua própria casa, descomplicando essa tarefa. Aceita diversas medidas de canotes e quadros diferentes e já acompanha uma bandeja para as ferramentas.

Dica 10: Alinhador de gancheira

A gancheira é considerada um sistema de segurança da sua bicicleta. Ela quebra para não impactar o seu quadro. Mas para ela ter o funcionamento correto, deve estar alinhada.

Às vezes, uma batida no câmbio pode danificar a gancheira, por isso é importante saber bem como guardar a bike e onde, sem deixar que ela sofra impactos indesejados nem desalinhe constantemente. Apesar de não ser um processo tão simples, pois precisa de conhecimento para tal, ter um alinhador de gancheiras pode completar o kit do ciclista entusiasta em mecânica de bikes.

Dica extra: Tenha um cortador de pizza especial

Cortador de Pizza Park Tool PZT-2

Depois de todas essas dicas e depois de fazer todos os ajustes necessários, nada melhor do que terminar o dia pedindo aquela pizza predileta, não é mesmo? Para isso você vai precisar de um cortador de pizza, e a Park Tool também tem um modelo personalizado pra você, de acordo com a sua paixão pelas bikes.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você cuidar da sua bike e fazer a tão necessária manutenção preventiva. Tem algum conteúdo sobre bikes que gostaria de saber durante essa quarentena? Escreva pra gente, será um prazer trazer novas sugestões pra você.

 

Exit mobile version