Site icon Park Tool Brasil

Especialista em mecânica de bicicleta traz dicas de organização para oficinas

Se tem uma coisa que é possível fazer durante a quarentena, quem está com o tempo ligeiramente mais livre, é organizar o seu espaço de trabalho. E, se você trabalha numa oficina de bicicleta, sabe como é importante manter o ambiente limpo, organizado e bem cuidado, certo? Mecânico de bicicletas profissional de Itapeva e parceiro da Isapa, Vinícius Oliveira traz algumas dicas para você aplicar em sua oficina.

Proprietário da Vini BikeShop, com unidades em Itapeva e Itararé, interior de São Paulo, Vinicius acredita que, antes de qualquer coisa, um mecânico ou gestor de oficina deve estar bem capacitado. Afinal, é a capacitação profissional que vai agregar em sua organização e que, consequentemente, irá resultar numa solução ao ciclista – ele, por exemplo, participou do Centro Técnico Isapa, qualificação e certificação para assistência e manutenção de produtos de marcas como Algoo, Alligator, Park Tool e Manitou.

Mantenha o painel de ferramentas organizado

MARCZAK CICLOPEÇAS – RUA HEBERT TRAP 534 – PIRAQUARA – PARANÁ

Ao separar as ferramentas de acordo com as mais utilizadas e por ordem de uso de acordo com os ajustes, o acesso a cada uma delas fica mais fácil. “Acho que dessa forma, o mecânico ganha mais tempo pra executar as tarefas que precisa em cada bicicleta. Além disso, é importante ter uma bancada com tamanho suficiente para o trabalho e aplicar um sistema de checklist. Isso facilita e deixa o trabalho mais assertivo”, comenta Vinicius.

Organize a ordem de serviços que serão feitos e ter controle do que fez

CARBON SPORTS TRIATHLON – RUA DES.WESTPHALEN, 2063 – CURITIBA – PARANÁ

Todo o possível “trabalho” que você pode ter aqui terá um ganho no final do dia. Vinicius acredita que é interessante ter um painel de controle com o serviços agendados, organizando-os de acordo com a necessidade de ajuste e manutenção. Assim você consegue organizar e separar as peças que serão usadas em diferentes bikes, mas para a mesma finalidade.

Por exemplo, primeiro as bicicletas com problema de ajuste na suspensão ou nos freios, depois as bikes que precisam de uma revisão completa. E assim por diante.

Ele também acredita ser fundamental a documentação e descrição de todo serviço realizado, seja como base para o mecânico, uma espécie de registro, ou para informação do ciclista após a conclusão do trabalho. Esse gerenciamento das demandas, com certeza, pode tornar sua vida muito mais fácil, de acordo com Vinicius.

Aproveite esse tempo para organizar sua oficina, conferir seu ferramental e peças que precisa. Organização é tudo e vai fazer a diferença na sua rotina, otimizando seu tempo e facilitando ainda mais o seu trabalho.

 

Exit mobile version